- Rodrigo - Dataholds
- Posts
- Como obter mais lucro no comércio atacadista.
Como obter mais lucro no comércio atacadista.
Analisando dados de vendas, estoque e logística.

Olá pessoal, bem-vindos a mais uma newsletter da série Gestão com Dados.
Hoje, entraremos em detalhes sobre o segmento de comércio atacadista.
De acordo com a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), o setor atacadista distribuidor cresceu 13,2% em termos nominais, em comparação ao mesmo período de 2022.
Esse crescimento foi impulsionado por vários fatores, incluindo a expansão do número de lojas e um desempenho forte em canais como o Cash and Carry (atacarejo) e o setor de farmácias, que cresceram 15% e 12% em valor, respectivamente.
As empresas do setor faturaram juntas 364 bilhões de reais. Um mercado gigantesco e cheio de desafios, como:
Concorrência intensa de grandes redes de atacado e distribuidores regionais, pressionando as margens de lucro.
Problemas recorrentes de logística e infraestrutura, com altos custos logísticos.
O objetivo aqui é trazer algumas sugestões do que pode ser analisado e que ações podem ser tomadas levando em conta três grandes áreas deste negócio: VENDAS, ESTOQUE e LOGÍSTICA.
Trago os principais problemas que identificamos neste mercado, bem como impacto, necessidades e soluções na prática.
1. Principais PROBLEMAS do Comércio Atacadista.
Separei dois principais problemas por área que considero importante analisar no comércio atacadista.

Principais problemas no setor.
1.1. Vendas
Variação de preços. O preço de tabela é o valor ideal que a área comercial deve vender os produtos. Quando o preço médio de venda está abaixo do do preço de tabela temos vendas com margem abaixo do esperado.
Variação de custos: Os custos de compra afetam a rentabilidade da venda. Com volatilidade do mercado e aumentos repentinos o custo de uma venda pode estar calculado com o custo médio do produto e não com o custo da última reposição de mercadoria.
1.2. Estoque
Falta de estoque: Quando ocorrem rupturas de estoque podemos inferir que estamos deixando de vender e faturar por falta de estoque. Estamos perdendo oportunidades de vendas por falta de estoque.
Excesso de estoque: Quando temos mais estoque de produtos do que realmente precisamos de acordo com nossa demanda temos excesso de estoque. Dinheiro parado no armazém.
1.3. Logística
Custo do frete: O custo do frete é um grande ofensor da rentabilidade de um negócio. Em média pode representar 5% do faturamento. Varia muito de acordo com estados e negociações com transportadoras.
Entregas em atraso: Em tempos digitais a entrega no prazo é o minimo esperado pelos clientes, que além disso querem que as entregas sejam feitas de forma completas e não parciais.
2. Principais IMPACTOS no setor.
Estes problemas acabam trazendo três grandes impactos para o comércio atacadista.

Principais Impactos no Setor.
Margem bruta abaixo do ideal: Vendas abaixo do preço de tabela e aumentos repentinos no custo impactam negativamente a margem prevista.
Rentabilidade abaixo do ideal: Além dos preços e custos, a falta de estoque, excesso de estoque e custos de frete também afetam a margem de contribuição.
Clientes insatisfeitos: Entregas atrasadas ou incompletas afetam a satisfação do cliente, fidelização e crescimento a longo prazo.
3. NECESSIDADES do setor para enfrentar desafios.
Para enfrentar estes desafios precisamos acompanhar diariamente os indicadores, centralizar as informações destas três áreas e tomar das devidas ações baseadas em dados.

Principais Necessidades do Setor
Acompanhamento diário dos indicadores: Travas em sistemas nem sempre são eficazes. Acompanhe de perto os indicadores de negócios, alertando sobre possíveis variações em vendas, estoque e logística.
Centralização das informações: Facilite o acesso a dados centralizando indicadores de diversas áreas, criando uma visão geral do negócio e trazendo clareza sobre toda a organização.
Monitoramento ativo e definição de ações: Acompanhe diariamente e defina responsáveis para mapear desvios e tomar decisões, como identificar e corrigir produtos vendidos abaixo da tabela de preço.
4. SOLUÇÕES práticas
Na prática para tornar esta gestão mais eficiente, precisamos de dados organizados e informações visuais.

Soluções práticas para o setor.
Organização dos dados: Estruture uma base de dados organizada, com tabelas principais como vendas, devoluções, estoque e transporte, além de tabelas de suporte como cliente, produto e transportador.
Dashboard visual: Facilite a análise de dados diários com dashboards que destacam informações importantes para decisões.
5. Dados e ações = receita de sucesso
Nesta newsletter, focamos no comércio atacadista, um mercado em crescimento com desafios em vendas, estoque e logística.
Detalhamos as principais dores, avaliamos seus impactos e as necessidades dos gestores para mitigar esses problemas. Também oferecemos soluções práticas para auxiliar nesse desafio.
Durante este mês, abordaremos mais sobre o assunto em dois vídeos:
11/07 – Indicadores para melhorar a margem do atacadista.
25/07 – Como estruturar um BI para alavancar vendas no atacado.
Além disso, teremos um podcast com um convidado especial. Não percam e até a próxima!
Se precisar de ajuda para melhorar a organização e visualização dos dados do seu negócio, entre em contato comigo.
Sobre mim
Meu nome é Rodrigo, sou Especialista em BI e Fundador da Dataholds.
Ajudo o comércio atacadista a aumentar sua margem e rentabilidade através de soluções em BI!
Me liga no linkedin: https://www.linkedin.com/in/rodrigorezendes
Assine a newsletter: https://dataholds.beehiiv.com/subscribe
Contato para Soluções em BI: https://wa.me/5541991949805